segunda-feira, 31 de março de 2014

Segunda sem carne 31/03


Tire a carne do prato pelo menos 1 vez por semana e descubra novos sabores.

"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)



Lasanha de berinjela e ricota com salada de tomatinhos

Ingredientes:

3 berinjelas pequenas
400 g de ricota
3 ovos
1 xícara de chá de leite
1/2 xícara de chá de folhas de manjericão fresco
3/4 de xícara de chá de queijo parmesão ralado
180g de tomate uva (ou cereja)
azeite a gosto
sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto



Preparo:

Lave e seque as berinjelas, o manjericão e os tomates. Numa tábua, corte as pontas da berinjela e descarte. Corte fatias finas, no sentido do comprimento, se possível, usando um mandolim. Descarte a primeira e a última fatia de cada berinjela.
Corte os tomatinhos em metades (no sentido do comprimento) e reserve na geladeira. Pique o manjericão reservando algumas folhas para decorar.
Aqueça uma frigideira antiaderente grande em fogo alto. Regue com um fio de azeite e coloque algumas fatias de berinjela por vez, por 1 a 2 minutos de cada lado, apenas para dourar. Repita esse processo com todas as fatias.
Para o recheio, em uma tigela média, amasse a ricota com um garfo. Junte o leite e os ovos e misture bem. Acrescente ½ xícara de chá de queijo parmesão (guarde o restante para a montagem) e as folhas de manjericão picadas. Tempere com sal e pimenta-do-reino e misture novamente.
Preaqueça o forno a 200ºC (temperatura média-alta). Retire os tomatinhos da geladeira e tempere com sal, pimenta e um fio de azeite.
Num refratário médio, em que for servir a lasanha, espalhe um pouquinho de azeite. Disponha uma camada de berinjela e, por cima, espalhe uma camada do recheio de ricota. Repita o procedimento, sendo que a última camada deve ser de recheio. Polvilhe com o restante do parmesão e leve ao forno para assar por 30 minutos ou até que a lasanha esteja dourada.
Na hora de servir, transfira um pedaço da lasanha para um prato e, por cima, coloque uma colherada da saladinha de tomates. Salpique folhas de manjericão e, se quiser, decore com lascas de parmesão.



Rendimento: 4 porções


Fonte: Panelinha

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...