segunda-feira, 4 de março de 2013

Segunda sem carne 04/03


Tire a carne do prato pelo menos 1 vez por semana e descubra novos sabores.

"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)



Quibe de abóbora com amêndoas defumadas

Ingredientes:

1 kg de abóbora cabotiá com casca
2 xícaras de trigo para quibe
1 cebola média descascada
5 dentes de alho
3 colheres de sopa de aveia em flocos
Salsinha e hortelã a gosto
Sal do Himalaia (ou comum) a gosto
Páprica picante a gosto
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de amêndoas defumadas
Tempero sírio a gosto


Preparo:

Lave a casca da abóbora com auxílio de escova ou esponja, em seguida corte em gomos regulares de aproximadamente 04 centímetros.
Em uma assadeira pequena, forre com papel alumínio e adicione as abóboras, a cebola partida ao meio, os dentes de alho inteiros, as amêndoas e regue com 01 colher de sopa de azeite. Cubra com papel alumínio fazendo uma trouxinha e coloque em forno pré-aquecido por 40 minutos.
Enquanto isso hidrate o trigo em água quente por 30 minutos, esprema bem a água e reserve.
Retire a abóbora do forno e coloque-a juntamente com o alho ainda quentes em um recipiente e amasse com um garfo partindo a casca da abóbora. Em seguida adicione o trigo hidratado.
Corte finamente a cebola e as amêndoas que foram assadas e adicione à preparação juntamente com os demais temperos.
Finalize adicionando a aveia e mexendo bem. Coloque em forma untada com azeite e regue 01 colher de sopa de azeite sobre o quibe e leve ao forno por 40 minutos ou até dourar.


*Sirva com salada, arroz ou como aperitivo.
**Adicionando um pouco mais de aveia à massa é possível modelar hambúrgueres e grelhar em frigideira anti-aderente em fogo médio.




Tempero Sírio ou Pimenta Síria é uma mistura de temperos de cor escura. É muito usado em receitas de quibes, kaftas e em vários pratos de carne e vegetais sírio-libaneses e do orinte médio.
Você pode comprar pronto ou fazer em casa moendo junto 2 colheres (sopa) de pimenta da jamaica; 1 colher (chá) de cravos da índia; 1 colher (sopa) de pimenta do reino preta; 1/2 colher (chá) de noz-moscada ralada e 1 colher (chá) de canela em pó (esta é uma varição, existe diversas).

O sal do Himalaia é colhido nos depósitos milenares de sal, quando o mar chegava às montanhas do Himalaia. A cor rosa vem dos índices elevados de minerais. É fonte natural de mais de 70 oligoelementos. Pode ser encontrado em casas de produtos naturais.



Fonte: Menu vegano

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...