sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Com a afeto, sem açúcar


(...)"Com maçãs fica um doce fino, delicado, em pedaços ou purê. O trabalho é só descascar e tirar o miolo, depois colocar na panela de pressão com um dedo de água no fundo, mais a famosa pitadinha de sal. E cravo e canela, se quiser. Assim que a panela chia, o fogo deve ir para o ponto mínimo, quase apagando, e o fenômeno se repete: a maçã vai suar, virar calda, reinventar-se maçã, fica muito doce."
Sonia Hirsch,
Coluna Sabores da Vida,
Revista Bons Fluídos ed. Abril 2003




Logo depois de ler esta coluna fiz a receita, sem cravo e canela, e ficou excelente. O tempo passou e só fui repetir dias atrás, com peras e, desta vez, com cravo e canela. Também ficou ótimo, menos doce que com maçã.
E voltei a fazer com maçãs. E cravo e canela. Mesmo esquecendo de baixar o fogo, os 10 minutinhos em que a panela ficou chiando rendeu um belo doce. Suave, não doce demais, quase virando purê.

Quem prefere ser menos "natureba" acho que vai gostar acompanhado de sorvete de baunilha. Eu gosto puro, mas acho que também seria um bom acompanhamento para um bolo de camomila (sem cobertura).






Se resolver testar me conta o que achou!

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...