segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Segunda sem carne 15/09


Tire a carne do prato pelo menos 1 vez por semana e descubra novos sabores.

"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)



Risoto de tomate com manjericão

Ingredientes:

1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 cebola grande picada
2 colheres de sopa de alho poro picado
2 tomates grandes bem maduros sem sementes
1 litro de caldo de legumes - feito em casa, ou água fervente
caldo de meio limão
sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)



Preparo:

Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo mexendo sempre.
Aumente o fogo, deixe apurar e acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione então a metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca. ( Se não usar tomates orgânicos, remova a casca )
Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário.
Acrescente agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário.
Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou ate que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente a pimenta preta moída na hora, o caldo de limão e mais folhas de manjericão a seu gosto. Lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor ao risoto.
Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.



Fonte: Vegana

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...