sábado, 9 de janeiro de 2010

Doze anos atrás...

O parto foi numa sexta-feira, na noite de quarta para quinta-feira já foi difícil. A Zadi (apelido carinho da Imzadi) estava com a respiração ofegante, inquieta, dava uns gemidinhos de... desconforto. Na quinta-feira pela manhã vomitou... fazia coco toda hora, sempre bem pouquinho, dava a impressão de estar querendo manter o intestino vazio.

Na quinta-feira para sexta-feira se repetiu, ela deitou "grudada" em mim. Parecia estar desconfortável, dava uns suspiros (meio gemido, meio expiração), estava muito inquieta, a respiração ofegante. Não dormimos até as 4h, quando ela se aquietou um pouco. Foi quando eu consegui dormir um pouco. Consciente o suficiente para ver que ela voltou a ficar inquieta, inconsciente o suficiente para não acordar de todo com isso.

As 5:30 acordei com minha mão molhada, tinha estourado a bolsa (ou algo parecido, sei lá!). A partir daí a Zadi não parou mais de andar até as 6:10min. quando a Inanna nasceu. Ela andava inclusive durante as contrações, consegui fazer ela deitar e duas contrações depois já comecei a ver a ponta do "focinhozinho" da Inanna.

A Zadi, deitada, continuou com a respiração ofegante, não gemia nem chorava. Até uma contração mais forte que fez a cabecinha da Inanna sair, ela deu um ganido só, o único durante o parto todo.

O resto foi rápido, outra contração fez passar o resto do corpo, a Zadi começou a lamber mas não sabia como abrir a placenta então eu "rasguei" e deixei ela comer. Ela lambia a Inanna mas não cortava o cordão... lá fui eu cortar, conforme a Veterinária me ensinou: apoiando no dedo índicador e passando a unha do polegar, devagar e sem forçar demais (desta forma a pressão dos dedos corta a circulação, evitando ter que amarrar) a distância foi meio na adivinhação, mais ou menos um dedo do corpo da nenê.
Consegui levar a Zadi para o "berçário" levando a Inanna, que foi mamar em seguida. As contrações recomeçaram e as 6:30min. nasceu a Ísis, de bundinha. Repeteco geral, ajudei a abrir a placenta e cortar o cordão, a Zadi lambeu e pôs para mamar.


Apalpando a barriga da Zadi vi que tinha pelo menos mais um, mas a Zadi ainda não estava com contrações, aproveitei para puxar uma cadeira e sentar um pouco. Vi as contrações recomeçarem uns 10 min. depois, mas como estavam espaçadas continuei sentada... não demorou muito para Zadi começar a se lamber e me olhar, quando fui ver a Ivi já tinha nascido (7:25min). Desta vez a Zadi conseguiu abrir a placenta, mas eu tive que cortar o cordão.

Este foi o final. a partir daí eu só limpei o "pior" e deixei o "quarteto em I" descansar, fui terminar a limpeza a tarde. A Zadi mal precisou de um paninho úmido, o parto foi super limpo.

É isso, foi rápido e tranqüilo.

Um comentário:

carla m. disse...

ah, olhando essa foto, tu devia chamar elas de focinhos e não de orelhas!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...