terça-feira, 23 de setembro de 2014
segunda-feira, 22 de setembro de 2014
Monday's pets on furniture 21/09
Zoey fazendo o que os peludos mais gostam.
Como sempre, tem mais no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 22/09
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Salada com verduras e frutas
Ingredientes:
Salada
1 xícara de chá alface
1 xícara de chá de agrião
1 xícara de chá de rúcula
1 xícara de chá de acelga
1/2 xícara de chá de uvas sem caroço
1/2 xícara de chá de morangos
1/2 xícara de chá de mamão papaia picado
1/2 xícara de chá de abacaxi picado
Para salpicar
2 colheres de sopa de nozes picada
Hortelã picada
Molho
1/4 xícara de chá de suco de abacaxi
1 colher de chá de gengibre ralado
1 colher de sopa de azeite de oliva
1/2 colher de café de sal
Preparo:
Arrume as folhas em uma saladeira e distribua as frutas por cima.
Para o molho, misture todos os ingredientes.
Na hora de servir, regue a salada com o molho e salpique com a hortelã e as nozes.
Fonte: Sua Dieta
segunda-feira, 15 de setembro de 2014
Monday's pets on furniture 15/09
Pita se acomodou bem assim que chegou em casa.
Tem até um coelhinho escondido esta semana, espia no Desire to Inspire.
(semana passada não teve)
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 15/09
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Risoto de tomate com manjericão
Ingredientes:
1 1/2 xícara de arroz arbóreo
1 cebola grande picada
2 colheres de sopa de alho poro picado
2 tomates grandes bem maduros sem sementes
1 litro de caldo de legumes - feito em casa, ou água fervente
caldo de meio limão
sal e pimenta a gosto
1 colher de chá de páprica em pó (opcional)
2 colheres de sopa de óleo ou azeite
folhas frescas de manjericão a vontade (reserve umas para decorar)
Preparo:
Aqueça o óleo em uma panela e doure a cebola. Acrescente o alho poró e misture bem. Deixe refogar por alguns minutos até dourar levemente. Tempere com sal e adicione o arroz arbóreo mexendo sempre.
Aumente o fogo, deixe apurar e acrescente um pouco do caldo de legumes e continue mexendo. Adicione então a metade dos tomates previamente picados sem sementes e com casca. ( Se não usar tomates orgânicos, remova a casca )
Continue mexendo e acrescentando o caldo de legumes quando sentir que o arroz vai grudar no fundo da panela. Acrescente a páprica e continue neste processo mexendo sempre por mais ou menos uns 10 minutos, sempre acrescentando caldo de legumes aos poucos quando necessário.
Acrescente agora o restante dos tomates e algumas folhas de manjericão e continue no mesmo processo, mexendo sempre e acrescentando mais caldo de legumes quando for necessário.
Verifique o sal e deixe cozinhar por mais ou menos uns 15 ou 20 minutos ou ate que o arroz esteja "al dente". Desligue o fogo , acrescente a pimenta preta moída na hora, o caldo de limão e mais folhas de manjericão a seu gosto. Lembre-se de que as folhinhas de manjericão que for colocando durante o cozimento vão murchar e liberar o sabor ao risoto.
Tampe a panela e deixe descansar por uns 2 minutos antes de servir. Sirva em seguida. Decore o prato com folhas frescas de manjericão colocadas na hora.
Fonte: Vegana
segunda-feira, 8 de setembro de 2014
Segunda sem carne 08/09
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Panqueca Integral de Legume
Ingredientes:
Para a massa:
2 xícaras de leite
2 ovos
1 xícara de farinha de trigo integral
1/2 xícara de aveia em flocos
Sal a gosto
Óleo para untar
Para o recheio:
1 cenoura cozida ralada
1/2 maço de brócolis cozido picado
1 xícara de palmito picado
1 caixinha de creme de leite
Sal e temperos a gosto
Para o molho:
1 colher de sopa de azeite
1 dente de alho amassado
4 tomates frescos sem pele, picados
1 pitada de açúcar
1 colher de sopa de manjericão fresco picado
sal a gosto
Preparo:
Massa: Bata no liquidificador o óleo, o leite, os ovos e a farinha até ficar homogêneo. Acrescente a Aveia e bata novamente. Aqueça uma frigideira untada com um pouco de óleo, coloque uma pequena porção de massa e deixe dourar levemente dos dois lados. Repita a operação até terminar a massa. Reserve.
Recheio: Misture todos os ingredientes. Recheie as panquecas, dobre-as ao meio e depois dobre-as novamente, formando um leque. Coloque-as em um recipiente refratário médio e reserve.
Molho: Aqueça o azeite e doure o alho. Junte os tomates picados, o açúcar, o manjericão, sal, meia xícara de água e deixe ferver até apurar. Despeje o molho sobre as panquecas e leve ao forno médio (180 °C), preaquecido, por cerca de 10 minutos. Sirva.
Rendimento: 8 porções
Variação: Se desejar, substitua o palmito pela mesma quantidade de queijo branco em cubos.
Fonte: levemente adaptado de Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 1 de setembro de 2014
Monday's pets on furniture 01/09
Bandi também sabe aproveitar os móveis.
Tem gatos, cães e mais Bandi no Desire to Inspire.
(semana passada não teve)
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 01/09
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Lasanha de Berinjela com Queijo Cottage
Ingredientes:
2 berinjelas médias cortadas em tiras finas
1 dente de alho amassado
1 cebola média picada
4 tomates médios picados em cubos pequenos
3 colheres de sopa de azeite de oliva
3 colheres de sopa de manjericão picado
1 e 1/2 xícara de chá de queijo cottage
2 colheres de sopa de queijo parmesão ralado
Sal e noz-moscada moída a gosto
Preparo:
Ligue o forno à temperatura média.
Cozinhe as fatias de berinjela no vapor até ficarem al dente. Reserve a berinjela sobre um pano seco.
Numa frigideira, refogue o alho, a cebola e os tomates em 1 colher de sopa de azeite de oliva. Acrescente o manjericão, misture com cuidado e acerte o sal. Retire do fogo.
Unte uma assadeira refratária (30 cm x 20 cm) com 1 colher de sopa de azeite de oliva e monte camadas alternadas de berinjela, queijo cottage e o refogado de tomate. Por fim, polvilhe o parmesão misturado com a noz-moscada e regue com o azeite de oliva restante.
Leve ao forno por 35 minutos, ou até a superfície dourar. Retire do forno e sirva quente ou fria.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 25 de agosto de 2014
Segunda sem carne 25/08
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Sopa de batata com couve crespa
Ingredientes:
1/2 kg de batatas descascadas, de preferencia orgânicas
1/4 xícara de alho poro picado
2 dentes de alho esmagados
1 cebola media picada
1 xícara de couve crespa sem o talo
sal e pimenta a seu gosto
pimenta caiena em flocos (opcional)
2 colheres de sopa de óleo vegetal
salsa e cebolinha frescos a vontade
água quente o suficiente
sal e pimenta a seu gusto
azeite de oliva para finalizar (opcional)
Preparo:
Comece preparando as batatas. Lave bem, descasque e corte em cubinhos bem pequenos. Reserve.
Aqueça 1 colher de sopa de óleo em uma frigideira, acrescente a cebola picada e o alho poro temperando com um pouquinho de sal. Abaixe o fogo e deixe dourar até que a cebola fique transparente. Acrescente então as batatas cortadas, misture bem e coloque água quente o dobro da quantidade dos outros ingredientes na panela. Acrescente sal, tampe a panela e deixe ferver em fogo médio.
Quando levantar fervura verifique se é necessário colocar mais água. Deixe cozinhar bem até ficar um caldo bem cremoso cuidando sempre para adicionar água e não deixar secar.
Em uma frigideira coloque uma colher de sopa de óleo e doure o alho esmagado com uma pitadinha de sal. Acrescente as cebolinhas verdes picadas, desligue o fogo e leve este refogado à panela da sopa misturando bem.
Por ultimo coloque a couve rasgada com as mãos em pedaços grandes. Tampe a panela, desligue o fogo e deixe por uns 3 minutos antes de servir somente para aquecer a couve. Coloque a salsinha picada caso for utilizar.
Decore a seu gosto e sirva com um fiozinho de azeite de oliva, pimenta caiena, croutons ou torradinhas.
Rendimento: 2 porções
Fonte: Vegana
segunda-feira, 18 de agosto de 2014
Monday's pets on furniture 18/08
Orson, na vida boa.
Passa no Desire to Inspire para ver mais.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 18/08
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Caldo de inhame
Ingredientes:
300 a 500 g de inhame
1 cebola média picada
cheiro verde a gosto
sal (ou missô) e pimenta a gosto
noz moscada (opcional)
curry (opcional)
Preparo:
Descasque os inhames e reserve.
Em uma panela, refogue no azeite a cebola até dourar, acrescente os inhames e cubra-os com água. Tempere com o sal (ou missô) e os temperos de sua preferência.
Quando os inhames estiverem cozidos, despeje o caldo em um liquidificador e bata.
Volte o caldo para panela e acrescente o cheiro verde fresco, mexa bem, e está pronto!
Rendimento: 4 porções
Fonte: Lar Natural
segunda-feira, 11 de agosto de 2014
Monday's pets on furniture 11/08
Elvis bem acomodado em dia de posts tardios.
Como sempre, tem mais no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 11/08
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Cuscuz de assadeira
Ingredientes:
2 colheres de sopa de óleo
1 cebola picada
5 tomates picados
100 g de vagens picadas
1/2 pimentão vermelho picado
1/2 pimentão amarelo picado
Sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto
2 xícaras de chá de água morna
1/3 de xícara de chá de azeitonas pretas picadas
1/2 xícara de chá de palmito picado
1/2 xícara de chá de ervilha cozida
200 g de farinha de milho
1 colher de sopa de farinha de mandioca
Fatias de tomate, azeitonas fatiadas e rodelas de palmito para decorar
Preparo:
Decore o fundo de uma forma com azeitonas fatiadas com o tomate e o palmito. Reserve.
Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola.
Acrescente os tomates e cozinhe-os até que desmanchem.
Junte as vagens, os pimentões, a pimenta e o sal. Misture, adicione a água e cozinhe até os legumes ficarem macios.
Retire do fogo e junte a salsinha, as azeitonas, o palmito e as ervilhas. Adicione as farinhas aos poucos e mexa até virar um mingau.
Espalhe na assadeira e aperte com as costas de uma colher. Desenforme frio.
Rendimento: 8 porções
Fonte: M de Mulher
segunda-feira, 4 de agosto de 2014
Monday's pets on furniture 04/08
Eloise e Ines. Dose dupla na apresentação para compensar a ausência na semana passada
Cães e gatos em todas as poses no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 04/08
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Arroz com Espinafre e Cenouras
Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido em água e sal
1 cebola media picada
1/4 de xícara de alho poro picado
1 maço de espinafre cru cortado
1 cenoura grande fatiada
salsa e cebolinha a vontade
3 colheres de sopa de óleo vegetal
sal e pimenta a gosto
Preparo:
Enquanto o arroz esta cozinhando prepare o refogado de legumes: Em uma frigideira de boca larga aqueça 2 colheres de sopa de óleo e adicione a cebola picada refogando até que comece a dourar. Cuidado para não deixar queimar. Acrescente a cenoura previamente cortada, o sal e deixe apurar por uns 5 minutos. Desligue, retire a cenoura e coloque em um refratário e reserve.
Na mesma frigideira coloque mais uma colher de sopa de óleo e doure o alho poro e a cebolinha verde. Tempere com um pouco de sal e misture o espinafre cortado em pedaços grandes.
Adicione a cenoura previamente refogada e misture tudo. Verifique o sal, desligue o fogo e se quiser pode acrescentar mais temperos ou ervas frescas de sua preferencia.
Misture este refogado com o arroz cozido, delicadamente agregando os ingredientes. Tampe a panela e deixe por uns 5 minutos antes de servir.
Sirva com salada de sua preferencia.
Rendimento: 2 porções
Fonte: Vegana
quinta-feira, 31 de julho de 2014
Pássaros pra chamar de seus
Imagine pássaros voando sem parar no teto de sua sala ou quarto...
Tudo bem, pode não ser do seu gosto ou quem sabe ficou um trauma depois de assistir "Os Pássaros", do Alfred Hitchcock, mas eu faria um teto assim sem pensar duas vezes!
Esse das fotos é de um restaurante, olha uma foto mais ampla.
Estes pássaros são criação de Lauren Geremia para o bar Bloodhound (São Francisco, Califórnia). São pinturas, mas imagino que não seja muito complicado conseguir imagens parecidas plotadas. Será? Hummm vai pra lista de possibilidades. ;) .
segunda-feira, 28 de julho de 2014
Segunda sem carne 28/07
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Fricassê de legumes
Ingredientes:
1 cenoura grande
2 batatas grandes
1 brocolis médio
200 g de vagem
1 chuchu grande
1 cebola grande
2 dentes de alho
1 lata de milho
1 lata de ervilha
1 copo de requeijão cheddar
1 pacote de bata palha
2 tomates grandes sem pele
1 pitada de sal
1 cubo de caldo de legumes
2 colheres de extrato de tomate
Preparo:
Coloque em uma panela grande a cebola e o alho picados com 1 colher de azeite. Deixe dourar.
Em seguida acrescente os legumes cortados em cubos pequenos, deixe fritar por alguns segundos. Acrescente o tomate, sal e o caldo de legumes, extrato de tomate mexa e acrescente 1/2 copo de água fria. Faça como se fosse um molho
Em um refratário espalhe o requeijão, depois o molho de legumes que já está cozido e por fim polvilhe a bata palha. Leve ao forno por aproximadamente 20 minutos e sirva.
Rendimento: 6 porções
* Eu não usaria a batata palha (não gosto) e substituiria o caldo de legumes por temperos fresco e/ou secos (menos sódio)
Fonte: Tudo Gostoso
segunda-feira, 21 de julho de 2014
Monday's pets on furniture 21/07
Mandarin diz: Miauuuu...
Mais gatinhos e cachorrinhos no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 21/07
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Polenta Crocante com Ragu de Cogumelos
Ingredientes:
400 g de cogumelos variados (paris, shimeji, shiitake)
3 colheres de sopa de azeite de oliva
1 cebola média picada finamente
1 dente de alho descascado e picado bem fino
1 colher de sopa de alecrim fresco
1 colher de sopa de raspas de limão
250 g de fubá para polenta pré-cozida
3 1/2 xícaras de caldo de legumes
1 colher de sopa de salsinha picada
2 colheres de sopa de flocos de milho sem açúcar ou farinha de milho em flocos
Sal e pimenta-do-reino a gosto
Preparo:
Selecione os cogumelos e lave-os rapidamente em água corrente. Depois seque-os bem com papel-absorvente. Com a ajuda de uma faquinha afiada, remova cuidadosamente os talos mais grossos dos cogumelos, corte-os em fatias grossas e reserve.
Em seguida, corte a cebola e o alho. Aqueça 2 colheres de sopa de azeite numa frigideira grande e doure e cebola. Depois de dourada, acrescente também o alho picado e refogue mais um pouco. Deixe a mistura dourar bem, em fogo médio, mexendo de vez em quando.
Acrescente os cogumelos e deixe mais um pouco no fogo. Tempere a mistura com pimenta e sal a gosto. Se preferir, use flor de sal.Ferva o caldo de legumes, abaixe o fogo e junte a polenta devagar, sem parar de mexer. Depois de acrescentar todo o fubá, cozinhe a polenta por cerca de 5 minutos, mexendo sempre, até engrossar e começar a desprender do fundo da panela.
Acrescente, então, metade do ragu de cogumelos, mexendo rapidamente. Finalize com o azeite restante e misture bem. Coloque o restante do ragu na travessa e cubra tudo com a polenta. Decore com alguns cogumelos, os flocos de milho ou farinha de milho flocada e a salsa picada e sirva em seguida, bem quente.
Rendimento: 6 porções
Fonte: M de Mulher
quarta-feira, 16 de julho de 2014
Metamorfose à moda gaudéria
Um dia eu acordei e estava verde. Não de um verde luminoso, radiante, verde de torcer para o Brasil. O meu era um verde desmaiado, mais para musgo, verde-bile. Me vi no espelho e pensei, como é que eu boto o pé fora de casa desse jeito? Atender o público, ir a uma reunião dos Solteiros com Cristo na minha igreja mais tarde? Lei da vida: basta sair horrível que a gente encontra o sujeito de quem é a fim ou a mulher dos sonhos. Só sei que eu estava verde. E não havia nada a fazer senão enfrentar a quarta-feira de chuva assim mesmo. Verde.
em que tentei trabalhar de luvas, mas a minha gerente não permitiu. Sou caixa em uma lanchonete da Protásio. Uma cliente recusou o troco que lhe estendi com meus dedos esverdeados. Algumas crianças apontavam para mim. As colegas me olhavam, desconfiadas. Eu estava verde e talvez esse não fosse um problema tão grande. Bastava recombinar as cores da roupa e do cabelo. Rosa não usaria mais, verde e rosa é Mangueira e minha escola do coração sempre foi a Portela. Mudaria o loiro pintado que usava há anos, muito ufanista para depois da Copa. Ainda estava me convencendo de que o quadro não era tão grave quando notei uma mudança. O verde, agora, estava mais vivo. E mesmo que não chovesse dentro da lanchonete, eu me sentia úmida. Inventei que minha avó havia falecido inesperadamente e corri para casa.
Telefonei para a doutora Ana Paula, minha dermatologista. Ela insistiu para que eu passasse no consultório, mas chovia tanto que preferi me automedicar. No armário do banheiro, uma pomada Minâncora. Segundo a propaganda, curava tudo. Passei no corpo inteiro. Tentei falar com a doutora Rosaura, que fazia as unhas com a minha mãe. Ela estava em um congresso na Grécia. Ainda não eram quatro da tarde e o céu carregado de nuvens escuras aparentava noite fechada. Há tempos não se via tanta água caindo do céu. A essa altura, minha roupa começou a incomodar. Diabo de alergia, dermatite ou que diabo seja. Vou ter que entrar no corticoide – isso se não cair no antibiótico. E o encontro de Solteiros com Cristo fica para a próxima. Se não achei o amor da minha vida até hoje, não vai ser justo no dia em que acordei verde. E ainda com este temporal.
Dormi, acordei, dormi de novo, acordei melhor. Devo ter tirado a roupa durante a noite, talvez com febre, talvez porque a sensação de umidade piorasse no pijama de flanela. Assim a pele respirava melhor. E também brilhava mais verde. Foi quando percebi que a borda do meu colchão estava longe, longe. Fiquei de pé na cama agora imensa. Ia dar um passo, mas pulei. E dei outro pulo, e outro. Da beirada pulei para o chão. E continuei pulando pelo quarto, que nunca tinha sido tão grande. Eu havia virado um sapo. Se fosse Kafka, seria uma obra-prima. Mas era só Porto Alegre, 80% do volume de chuva de julho em 12 horas. E isso que era apenas dia 4.
(Texto de Claudia Tajes,
Publicado no Donna, ZH 13/07/14)
* Pelos dias e dias que passamos aqui no Sul abaixo de chuva - e ainda tem muita gente desalojada/desabrigada - quem não virou mofo, virou sapo.
Assinar:
Postagens (Atom)













