quarta-feira, 16 de julho de 2014
Metamorfose à moda gaudéria
Um dia eu acordei e estava verde. Não de um verde luminoso, radiante, verde de torcer para o Brasil. O meu era um verde desmaiado, mais para musgo, verde-bile. Me vi no espelho e pensei, como é que eu boto o pé fora de casa desse jeito? Atender o público, ir a uma reunião dos Solteiros com Cristo na minha igreja mais tarde? Lei da vida: basta sair horrível que a gente encontra o sujeito de quem é a fim ou a mulher dos sonhos. Só sei que eu estava verde. E não havia nada a fazer senão enfrentar a quarta-feira de chuva assim mesmo. Verde.
em que tentei trabalhar de luvas, mas a minha gerente não permitiu. Sou caixa em uma lanchonete da Protásio. Uma cliente recusou o troco que lhe estendi com meus dedos esverdeados. Algumas crianças apontavam para mim. As colegas me olhavam, desconfiadas. Eu estava verde e talvez esse não fosse um problema tão grande. Bastava recombinar as cores da roupa e do cabelo. Rosa não usaria mais, verde e rosa é Mangueira e minha escola do coração sempre foi a Portela. Mudaria o loiro pintado que usava há anos, muito ufanista para depois da Copa. Ainda estava me convencendo de que o quadro não era tão grave quando notei uma mudança. O verde, agora, estava mais vivo. E mesmo que não chovesse dentro da lanchonete, eu me sentia úmida. Inventei que minha avó havia falecido inesperadamente e corri para casa.
Telefonei para a doutora Ana Paula, minha dermatologista. Ela insistiu para que eu passasse no consultório, mas chovia tanto que preferi me automedicar. No armário do banheiro, uma pomada Minâncora. Segundo a propaganda, curava tudo. Passei no corpo inteiro. Tentei falar com a doutora Rosaura, que fazia as unhas com a minha mãe. Ela estava em um congresso na Grécia. Ainda não eram quatro da tarde e o céu carregado de nuvens escuras aparentava noite fechada. Há tempos não se via tanta água caindo do céu. A essa altura, minha roupa começou a incomodar. Diabo de alergia, dermatite ou que diabo seja. Vou ter que entrar no corticoide – isso se não cair no antibiótico. E o encontro de Solteiros com Cristo fica para a próxima. Se não achei o amor da minha vida até hoje, não vai ser justo no dia em que acordei verde. E ainda com este temporal.
Dormi, acordei, dormi de novo, acordei melhor. Devo ter tirado a roupa durante a noite, talvez com febre, talvez porque a sensação de umidade piorasse no pijama de flanela. Assim a pele respirava melhor. E também brilhava mais verde. Foi quando percebi que a borda do meu colchão estava longe, longe. Fiquei de pé na cama agora imensa. Ia dar um passo, mas pulei. E dei outro pulo, e outro. Da beirada pulei para o chão. E continuei pulando pelo quarto, que nunca tinha sido tão grande. Eu havia virado um sapo. Se fosse Kafka, seria uma obra-prima. Mas era só Porto Alegre, 80% do volume de chuva de julho em 12 horas. E isso que era apenas dia 4.
(Texto de Claudia Tajes,
Publicado no Donna, ZH 13/07/14)
* Pelos dias e dias que passamos aqui no Sul abaixo de chuva - e ainda tem muita gente desalojada/desabrigada - quem não virou mofo, virou sapo.
segunda-feira, 14 de julho de 2014
Monday's pets on furniture 14/07
Ele já se ajeitou para dormir, mas não abriu mão de subir nos móveis.
Outros pets no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 14/07
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Penne com Espinafre Cremoso e Tomate
Ingredientes:
500 g de penne de grano duro
1 maço de espinafre cru cortado
1 talo de alho-poró picado
2 colheres de sopa de cebolinha verde picada
4 tomates grandes bem maduros, picados
3 dentes de alho esmagados
1 colher de chá de páprica picante em pó
4 colheres de sopa de requeijão
Sal e pimenta a gosto
Óleo para refogar
Preparo:
Cozinhe o penne em água quente com sal e um fiozinho de óleo até ficar al dente.
Enquanto isto prepare o espinafre. Em uma frigideira grande coloque duas colheres de óleo, deixe aquecer e doure o alho-poró e a cebolinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. Abaixe o fogo e deixe apurar por 1 minuto mexendo sempre. Acrescente o espinafre cortado e misture bem aos outros ingredientes. Deixe cozinhar por uns dois minutos. Por último acrescente o requeijão e desligue o fogo. Reserve.
Em outra panela aqueça 1 colher de óleo e doure o alho cuidando para não queimar. Acrescente os tomates em cubinhos, tempere com sal e pimenta a gosto e adicione a páprica picante. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por uns 3 minutos.
Misture os molhos ao penne cozido, decorar a seu gosto e sirva.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 7 de julho de 2014
Monday's pets on furniture 07/07
Scooter, reinando em seu trono de pet nos móveis.
Mais pets no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 07/07
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Frigideira de arroz e legumes com curry verde
Ingredientes:
2 xícaras de arroz jasmim
2 abobrinhas cortadas em palitos
8 aspargos cortados ao meio no sentido do comprimento
60 g de ervilha congelada
1 cenoura pequena, cortada em palitos
3 colheres de sopa de óleo de milho ou de girassol
1 1/2 colher de sopa de pasta de curry verde (vendida em supermercados)
1 cebola pequena, picada
2 dentes de alho amassados
2 colheres de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de shoyu
1 colher de sopa de folha de manjericão
2 talos de cebolinha verde picada
Sal a gosto
Preparo:
Em uma panela, cozinhe o arroz em água fervente temperada com sal por 15 minutos ou até crescer e ficar macio. Escorra a água, deixe amornar e leve à geladeira. Passe rapidamente em água fervente a abobrinha, o aspargo, a ervilha e a cenoura. Escorra e mergulhe imediatamente em uma tigela com água e gelo. Escorra novamente e reserve.
Em uma frigideira funda ou panela wok, aqueça o óleo e refogue a pasta de curry por alguns segundos. Adicione a cebola, o alho e o gengibre e frite por um minuto. Acrescente os legumes e cozinhe por dois minutos ou até ficarem al dente. Junte o arroz e misture até aquecer bem. Tempere com o shoyu, o manjericão e a cebolinha e sirva.
Rendimento: 4 porções
Fonte: M de Mulher
segunda-feira, 30 de junho de 2014
Monday's pets on furniture 30/06
Quase um pets nos sofás e poltronas, não é Bug? :) .
Outros pets bem instalados no Desire to Inspire.
(semana passada não teve por falta de fotos)
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 30/06
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Nhoque de Moranga
Ingredientes:
Para a massa:
4 xícaras de chá de moranga cozida e amassada
1 ovo
1 colher de chá de margarina ou manteiga
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 xícara de chá de farinha integral
1 colher de sopa de queijo ralado
Sal a gosto
3 litros de água (para cozinhar)
Para o molho:
1 kg de tomate maduro
1 cebola picada
2 dentes de alho amassados
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de sobremesa de orégano
2 copos de água
Folhas de manjericão para dar gosto
Sal a gosto
Preparo:
Massa:
Junte todos os ingredientes do nhoque e amasse muito bem. Faça rolinhos e corte em pedaços pequenos. Ferva a água e coloque os nhoques; assim que subirem à superfície, retire-os com uma escumadeira. Sirva com o molho por cima.
Molho:
Derreta a margarina/manteiga e refogue os tomates picados, junto com a cebola e o alho. Coloque 2 copos de água, o manjericão e deixe apurar lentamente. Corrija o sal. Caso queira, bata no liquidificador para ficar cremoso.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 23 de junho de 2014
Segunda sem carne 23/06
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Minestrone com Feijão Rosinha
Ingredientes:
2 litros de água ou caldo de legumes
2 abobrinhas, com casca, cortadas em rodelas e em quatro
2 batatas cortadas em cubinhos
2 cenouras médias cortadas em cubinhos
1 cebola picada
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de feijão rosinha* cozido e temperado a gosto
1 xícara de macarrão do tipo ave-maria ou padre-nosso
Sal e pimenta-do-reino moída na hora a gosto
4 colheres (sopa) de molho pesto
Preparo:
Em um caldeirão ou uma panela grande com a água, leve ao fogo médio a abobrinha, a batata, a cenoura, a cebola e um fio de azeite e cozinhe por 15 minutos.
Adicione o feijão e o macarrão e mantenha no fogo até a massa ficar cozida.
Tempere com sal e pimenta-do-reino. Acrescente o queijo parmesão ralado, o pesto e o azeite restante e sirva.
* Feijão rosinha: os grãos pequenos e rosados cozinham rapidamente. Por serem macios, absorvem muito bem os temperos. Rico em fibras. Muito consumido no Mato Grosso, Pará, Goiás e São Paulo.
Fonte: M de Mulher
sábado, 21 de junho de 2014
terça-feira, 17 de junho de 2014
Monday's pets on furniture 16/06
Taz e Lucy, preparados para um bom soninho e nem se importando se tem visita.
Mais pets bem acomodados no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
segunda-feira, 16 de junho de 2014
Segunda sem carne 16/06
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Arroz Frito com Abacaxi
Ingredientes:
2 xícaras de arroz cozido
1 1/2 colher de sopa de óleo
1/2 pimentão vermelho grande, cortado em cubinhos
3 ramos de cebolinha verde (somente a parte branca), cortada em fatias finas
1 1/2 colher de sopa de gengibre fresco picado
1 pimenta vermelha pequena (se quiser menos picante, retire as sementes)
1 xícara de abacaxi fresco, em cubos
2 colheres de sopa de shoyu
1/2 xícara de castanhas de caju torradas
1 colher de sopa de óleo de gergelim (opcional)
Preparo:
Em uma wok ou uma frigideira grande em fogo alto, aqueça o óleo.
Adicione a cebolinha (reserve um pouco da parte verde para decorar), o pimentão, o gengibre e a pimenta. Refogue por 1-2 minutos e adicione o arroz cozido, mexendo sempre, por 3-5 minutos.
Junte o abacaxi, o shoyu e as castanha de caju e mexa até ficar bem envolvido e aquecido (cerca de 2-3 minutos).
Polvilhe com a cebolinha verde reservada e, se desejar, regue com o óleo de gergelim. Sirva imediatamente.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 9 de junho de 2014
Monday's pets on furniture 09/06
Zézinho, dá as boas-vindas aos visitantes
Outros pets nos móveis no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 09/06
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Quibe assado com abobrinha
Ingredientes:
1 xícara de chá de trigo para quibe já hidratado
1 abobrinha pequena lavada e ralada com a casca
4 colheres de sopa de queijo cottage
2 colheres de sopa de nozes bem picadas
2 colheres de sopa de folhas de hortelã picadas
1 cebola pequena picadinha
2 dentes de alho picadinhos
3 colheres de sopa de farinha de pão (ou de rosca)
2 colheres de sopa de azeite
pimenta e sal a gosto
Preparo:
Numa tigela misture bem todos os ingredientes do quibe até formar uma massa homogênea.
Se quiser fazer porções individuais molde “medalhões” de quibe com as mãos e coloque em uma assadeira untada com azeite.
Se quiser fazer um quibe de travessa basta untar uma travessa e espalhar o quibe na mesma regando com azeite por cima.
Leve ao forno pré-aquecido em 200º por 20 minutos ou até que a superfície esteja levemente dourada e crocante. Sirva em seguida.
Fonte: Figos e Funghis
terça-feira, 3 de junho de 2014
Miolos Fritos : Como fazer uma horta
Teco e Beto deixam a cozinha para mostrar como ter temperinhos frescos sempre a disposição.
segunda-feira, 2 de junho de 2014
Monday's pets on furniture 02/06
Turbo. Mais acomodada impossível. :)
Muitos gatos e alguns cães no Desire to Inspire.
(Semana passada não teve)
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 02/06
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Risoto de Quinoa com Cogumelos
Ingredientes:
1 xícara de quinoa
1 cebola média picada
1 dente de alho amassado
1 xícara de shiitake fresco
1 xícara de champignons em conserva
1 cenoura média em cubinhos
1 xícara de brócolis
2 tomates médios picados
2 colheres de sopa de azeite
3 xícaras de água
Sal a gosto
1 pitada de pimenta calabresa
Preparo:
Em uma panela, coloque o azeite e refogue o alho e a cebola. Acrescente a cenoura, os champignons e os shiitake, mexa bem e junte a quinoa, os brócolis e os tomates.
Deixe refogando por 5 minutos e tempere com o sal e com a pimenta. Coloque 2 xícaras de água e abaixe o fogo.
Se precisar, acrescente um pouco mais de água. Sirva em seguida.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 26 de maio de 2014
Segunda sem carne 26/05
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Sopa de Lentilhas Vermelhas
Ingredientes:
5 xícaras de caldo de legumes ou água
1 xícara de lentilhas vermelhas secas
2 xícaras de cebola picada
2 xícaras de batata picada
6 dentes de alho (ou a gosto), descascados e inteiros
1 colher de sopa de óleo vegetal
2 colheres de chá de cominho em pó
1/2 colher de chá de açafrão
1/3 de xícara de coentro fresco picado
3 colheres de sopa de suco de limão
Sal e pimenta a gosto
Preparo:
Adicione os 5 primeiros ingredientes numa panela grande, tampe e leve para ferver. Abaixe o fogo e deixe cozinhar 15-20 minutos ou até que as lentilhas e legumes estejam macios. Desligue o fogo e reserve.
Em uma panela pequena, aqueça o óleo em fogo baixo, adicione o cominho, o açafrão, sal e refogue mexendo constantemente por 2-3 minutos ou até que o cominho exale sua fragrância (tome cuidado para não queimar as especiarias).
Deixe essa mistura de especiarias de lado por 1 minuto para esfriar e depois despeje-a na panela com as lentilhas. Adicione o coentro e a pimenta e misture bem.
Triture a sopa (em porções) no liquidificador ou com um mixer até obter a textura desejada. Para finalizar, junte o suco de limão, verifique os temperos e corrija se necessário. Reaqueça a sopa e sirva.
Fonte: Cantinho Vegetariano
segunda-feira, 19 de maio de 2014
Monday's pets on furniture 19/05
Winnie faz as honras na volta do blog e dos cães nos móveis do blog.
Os outros pets nos móveis desta semana estão aqui.
Aqui os pets do dia 12/05.
E aqui os do dia 05/05.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 19/05
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Panelinha Vegetariana
Ingredientes:
1 1/2 xícara de arroz integral
1/2 xícara de vagem picada
1/2 xícara de cenoura em cubinhos ou ralada
1/2 xícara de inhame em cubinhos ou ralado
1/2 xícara de pimentão vermelho em cubinhos
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 colher (chá) de açafrão em pó
1 colher (chá) de sal
1 litro de água quente (para cozinhar o arroz)
Pimenta-de-cheiro, pimenta-do-reino e cheiro-verde a gosto
Preparo:
Numa panela coloque o azeite de oliva, o açafrão, o arroz lavado e o sal. Deixe refogar por 3 minutos.
Coloque 500 ml de água quente e deixe ferver até quase secar. Depois acrescente o restante da água quente e os legumes picados mais o tempero de sua escolha.
Deixe cozinhar até secar a água. No final acrescente cheiro-verde.
* O Arroz integral demora mais pra cozinhar.
* Os legumes podem ser de sua preferência desde que tenham várias cores (verde, vermelho, amarelo/laranja, branco e roxo). Assim o prato será nutritivo e completo.
Obs da chef: Sempre faço arroz com açafrão. O açafrão é um antibiótico natural que ajuda na prevenção de infecções agudas e reumatoide.
Fonte: Mandala dos Sabores
quinta-feira, 15 de maio de 2014
Voltamos ao normal na segunda!
Faz tempo, né? Será que alguém sentiu minha falta?
Pois é, teve de tudo. Problema no computador, problema de saúde meu e de minha mãe e até problema com meu provedor de mail que resolveu por conta própria gerenciar minhas contas do Google.
Se tudo der certo, ainda estou testando coisas aqui, segunda tem receita sem carne e dose tripa de pets nos móveis.
E durante a semana tem mais posts, pra matar a saudade e colocar em dia.
Até!
Assinar:
Postagens (Atom)












