segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014
Segunda sem carne 17/02
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Strogonoff de Grão de Bico
Ingredientes:
1 xícara de grão de bico previamente cozido
1/2 xícara de abobrinhas verdes cortadas em cubinhos
1 xícara de cogumelos frescos cortados em fatias
1 cebola media picada
2 colheres de sopa de salsão picado
1/2 xícara de molho branco cremoso*
sal e pimenta a gosto
2 colheres de sopa de óleo
Preparo:
Em uma panela aqueca o óleo e coloque a cebola para dourar. Tempere com sal e pimenta.
Acrescente os cogumelos e deixe dourar junto com a cebola até que a água dos mesmos comece a secar. Abaixe o fogo.
Coloque então o salsão e o grão de bico e mexa delicadamente.
Por ultimo acrescente as abobrinhas, mexa e então misture o molho branco. Verifique o tempero, tampe a panela e desligue o fogo.
Sirva com arroz, salada de sua preferência e batata palha.
*Se preferir usar um molho branco vegano: Molho Branco Cremoso de Castanhas de Caju
Fonte: Veganana
segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014
Segunda sem carne 10/02
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Salada de grão-de-bico, cuscuz, abobrinha grelhada e tomate com molho verde
Ingredientes:
1 abobrinha italiana
1 xícara (160g) de grão-de-bico cozido
1 xícara (150g) de tomates cereja
½ xícara (80g) de cuscuz seco
2 xícaras (60g) de folhas verdes para saladas
Para o molho verde
¼ cebola média bem picadinha
Salsa picadinha
4 colheres de sopa (60ml) de azeite
1 colher de sopa de vinagre de sidra
Sal e pimenta preta
Preparo:
Prepare o cuscuz, juntando 80 ml de água a ferver, sal e um fio de azeite com o cuscuz numa tigela. Misture bem o cuscuz com a água a ferver com um garfo, para o manter solto. Está pronto em 5 minutos.
Corte a abobrinha em fatias finas. Pincele as fatias com azeite, e tempere com um pouco de sal e pimenta preta. Leve ao grelhador durante alguns minutos, até ficar dourada de ambos os lados.
Junte os ingredientes respectivos à receita do molho numa tigela pequena.
Misture numa taça o grão, com o cuscuz, tomates cortados em metades, rúcula e as fatias de abobrinha grelhadas. Tempere com pimenta preta e com o molho verde.
Rende 2 porções
Fonte: Compassionate Cuisine
sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014
Deu bacaxi
Esta semana foi complicada, fiquei sem internet por uns dias - caiu um raio quase ao lado aqui e casa e levou minha placa de rede - faltou luz mais de um dia (é o calor e o excesso de consumo por conta dele), tive que dar um folga ao meu velho PC com medo de superaquecer alguma coisa (mais uma vez o calor)... enfim, nada além do verão mais quente dos últimos 70 anos aqui em "Forno" Alegre.
Mas tudo isso rendeu coisa boa. Assisti alguns filmes (A Pedra da Paciência; Goethe; The Letter Writer e Wont Back Down) e séries (The Bletchley Circle 2 e Morder I Sandhamn 3) que estavam pendentes , (re)li livros que gosto, bebi muito chá de gengibre (amo) e fiz uma deliciosa salada de agrião com abacaxi.
É só agrião, abacaxi e um molho feito com azeite de oliva, limão e sal.
Aqui já acompanhada de um omelete bem simples.
Segunda volta a programação normal.
quarta-feira, 29 de janeiro de 2014
Antes e depois - A estante
Desde este post, de janeiro de 2013, eu devo o antes e depois da estante... pois finalmente saiu!
Como vocês podem ver, o estado dela não era lá essa coisas, nem a madeira é de boa qualidade (acho que é Pinus) para valer a pena tentar restaurar.
Confesso, não foi naaaaaaada fácil pintar e até pensei em desistir. Além da treliça, ela tinha uma (ou mais) camada de óleo e peroba. Depois de lixar, entre fundo e tinta foram nem sei mais quantas - muitas! - de mão.
Eu optei por tirar a porta da parte inferior, como ela fica no quarto e também faz as vezes de mesinha de cabeceira, o espaço aberto me serve melhor. Foi uma boa decisão.
Detalhe do puxador, por que eu adoro ele. :)
Ah, sim, como vocês podem notar nas fotos, minha janela e os rodapés também estavam em fase de transformação :).
Como vocês podem ver, o estado dela não era lá essa coisas, nem a madeira é de boa qualidade (acho que é Pinus) para valer a pena tentar restaurar.
Confesso, não foi naaaaaaada fácil pintar e até pensei em desistir. Além da treliça, ela tinha uma (ou mais) camada de óleo e peroba. Depois de lixar, entre fundo e tinta foram nem sei mais quantas - muitas! - de mão.
Eu optei por tirar a porta da parte inferior, como ela fica no quarto e também faz as vezes de mes
Detalhe do puxador, por que eu adoro ele. :)
Ah, sim, como vocês podem notar nas fotos, minha janela e os rodapés também estavam em fase de transformação :).
segunda-feira, 27 de janeiro de 2014
Monday's pets on furniture 27/01
Sophie mostra que sabe aproveitar os móveis em que sobe.
Outros cães e muitos gatos no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 27/01
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Nhoque de ricota com espinafre e ervas frescas
Ingredientes:
Para os nhoques
300 g de folhas de espinafre
100 g de folhas de ervas aromáticas frescas – manjericão, sálvia, tomilho
500 g de ricota fresca
2 ovos
35 g a 50 g de farinha de trigo
100 g de queijo parmesão ralado
1 / 2 colher de chá de sal
1 / 2 colher de chá de pimenta caiena
Para a água onde vão cozinhar
1 cebola
2 ou 3 galhos de manjericão
3 ou 4 galhos de tomilho
1 cenoura
3 litros de água
1 colher de chá de sal
Para o molho
18 folhas de sálvia
1 xícara de azeite extra virgem
ou 200 g de manteiga sem sal
Preparo:
Coloque a ricota em uma peneira e deixe o soro escorrer por umas duas horas.
Cozinhe por dez minutos em uma panela – sem água - as folhas de espinafre, manjericão e tomilho. A panela deve ser tampada. Abra a panela algumas vezes para mexer. Assim que as folhas murcharem retire-as da panela e coloque-as sobre uma peneira.
Pique as folhas bem batidinhas e coloque novamente na peneira. Aperte bem as folhas com a ajuda de uma colher até escorrer todo o suco.
Bata a ricota com os ovos, o sal e a pimenta caiena, quando desmanchar acrescente o espinafre com as ervas e a farinha de trigo aos poucos para obter uma massa macia e fácil de enrolar.
Não acrescente mais sal que o queijo parmesão já é salgado o bastante para os nhoques ficarem com o sabor correto.
Faça bolinhas com dois centímetros de diâmetro enquanto prepara o caldo onde irão cozinhar.
Para o caldo, cozinhe na água a cenoura descascada e cortada em três pedaços, a cebola também descascada e cortada em quatro partes, as ervas e o sal. Cozinhe no fogo baixo até as ervas murcharem e a cenoura estar cozida mas sem desmanchar.
Passe o caldo por uma peneira e volte a panela onde os nhoques irão cozinhar no fogo baixo. Coloque cinco ou seis nhoques de cada vez no caldo, eles irão para o fundo. Assim que subirem até a superfície transfira-os delicadamente da panela para o prato em que for servi-los.
Para preparar o molho aqueça o azeite com as folhas de sálvia, quando elas começarem a fritar desligue do fogo. Se quiser usar manteiga no lugar do azeite primeiro derreta a manteiga e só quando estiver quase líquida junte a salsa e esperar começar a ferver.
Na hora de servir distribua os nhoques em pratos fundos, molhe com o azeite com a sálvia e sirva.
Fonte: Cozinha da Marcia
segunda-feira, 20 de janeiro de 2014
Monday's pets on furniture 20/01
Zia sobe em um móvel para aproveitar o fim de tarde.
Mais cães e gatos dentro de casa no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 20/01
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Salada de macarrão
Ingredientes:
1 pacote de macarrão tipo caracolino
2 colheres de sopa de azeite
1 xícara de chá de ervilhas frescas cozidas
1/2 cebola picada
2 tomates sem sementes picados
1 colher de sopa de vinagre de maçã
sal, pimenta-do-reino e salsinha picada a gosto
Preparo:
Cozinhe a massa conforme a instrução do pacote, até que fique macia, porém firme. Escorra e reserve 2 colheres de sopa da água do cozimento.
Passe o macarrão sob água fria, para parar o cozimento, e transfira a massa para uma tigela. Regue com a água do cozimento reservada e com o azeite.
Junte a ervilha, o tomate e a cebola picada. Tempere com o vinagre, o sal e a pimenta-do-reino. Mexa delicadamente.
Polvilhe com a salsinha e leve à geladeira por 50 minutos.
Dica: polvilhe ricota defumada para dar um toque especial.
Rendimento: 5 porções
Levemente adaptada de: M de Mulher
terça-feira, 14 de janeiro de 2014
Miolos Fritos: Ovordose Parte 2 - Especial ovos
Mais quatro receitas de ovos preparadas pelo Teco e Beto.
A gemada deles é parecida com a minha. A diferença é que eu tiro a 'pele' da gema, uso cacau em pó (fica menos doce do que com achocolatados), acrescento a clara batida em neve, uma pitada de canela e chamo de chocolate quente. :)
segunda-feira, 13 de janeiro de 2014
Monday's pets on furniture 13/01
Christmas traz os animais nos móveis de hoje, o primeiro de 2014 já que semana passada foi de melhores de 2013.
Quer ver mais passa no Desire to Inspire.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 13/01
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Abobrinha à Pizzaiolo
Ingredientes:
2 abobrinhas picadas
1 pimentão verde
1 tomate sem casca e sem sementes
200 gr de mussarela em cubos pequenos
1 colher de sopa de queijo ralado
1 cebola picada
sal e orégano a gosto
o quanto baste de azeite
Preparo:
Frite a cebola com o azeite. Adicione a abobrinha, o pimentão verde os temperos. Leve ao fogo baixo por 5 a 8 minutos.
Em um refratário coloque metade da abobrinha, uma camada de tomate, uma camada de mussarela e outra metade de abobrinha.
Por cima salpique o queijo ralado. Leve ao forno para derreter a mussarela.
Rendimento: 6 porções
Fonte: Cyber Cook
segunda-feira, 6 de janeiro de 2014
Monday's pets on furniture 06/01
Nena e Pablo apresentam a dose dupla dos animais que subiram nos móveis em 2013 preferidos da editora Kim.
Mais cães e gatos no Desire to Inspire aqui e aqui.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 06/01
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Tian de legumes
Ingredientes:
1 berinjela
1 abobrinha
1 cebola
1 tomate
Ramos de alecrim
Pimenta do reino
Sal
Azeite
Preparo:
Use vegetais com mais ou menos o mesmo diâmetro.
Corte em rodelas e coloque em uma vasilha. Polvilhe sal e pimenta do reino a gosto e regue com um pouco de azeite.
Mexa com cuidado, usando as mãos, para não desmontar as fatias da cebola e do tomate.
Em um refratário untado com azeite, faça duas fileiras dos legumes alternados bem arrumadinhos, um ao lado do outro - uma forma quadrada ou retangular facilita a montagem.
Regue com mais um fio de azeite e coloque ramos de alecrim entre as fileiras e sobre os legumes. Asse em forno médio preaquecido por mais ou menos 30 minutos.
O tian de legumes pode ser feito com os vegetais em rodelas de sua preferência: abobrinha, tomate, cebola, berinjela, pimentão, batata pré-cozida…
Pode, também, ser temperado com as ervas de sua preferência, com azeitonas ou alho picado. Enfim, é um prato que aceita bem várias adaptações.
Fonte: Menu Vegano
segunda-feira, 30 de dezembro de 2013
Segunda sem carne 30/12
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Salada de lentilha com cebola dourada
Ingredientes:
2 xícaras de chá de lentilha
4 colheres de sopa de azeite
2 cebolas cortadas em rodelas finas
2 dentes de alho picados
300g de tomate cereja cortado em quatro
200g de queijo branco cortado em cubos
1/4 de xícara de chá de vinagre balsâmico
1/4 de xícara de chá de vinho tinto
Sal e pimenta a gosto
Salsa picada a gosto
Preparo:
Cozinhe a lentilha na água com sal até ficar macia, com cuidado para não desmanchar.
Em uma panela, aqueça o azeite e doure bem as rodelas de cebola.
Em uma saladeira, misture a lentilha, a cebola, o alho, o tomate e o queijo. Tempere com o vinagre, o vinho, o sal, a pimenta e a salsa.
Se quiser sirva quente com pão italiano grelhado com manteiga.
Rendimento: 6 porções
Fonte: M de Mulher
quarta-feira, 25 de dezembro de 2013
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Monday's pets on furniture 23/12
Anabelle, posando de presente as vésperas do natal.
Muitos gatos e uns poucos cães Desire to Inspire esta semana.
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 23/12
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Palmito de Forno
Ingredientes:
Para o molho:
2 colheres de sopa de óleo
2 tomates maduros picados
1 vidro de palmito (500 g)
1/2 cebola picada
1 dente de alho picado
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
Para o creme:
200 ml de água
2 colheres de sopa de leite - ou extrato/leite de soja
Sal a gosto
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sopa de cebolinha picada
1 colher de sopa de farinha de trigo
1 caixa de creme de leite - ou creme de soja - (200 g)
Batata palha para a última camada
Preparo:
Molho:
Coloque o óleo em uma panela e refogue a cebola com o alho. Em seguida, acrescente os tomates picados e deixe refogar em fogo baixo por cerca de 15 minutos. Adicione o palmito e refogue por mais 10 minutos. Retire do fogo, coloque a salsa, a cebolinha e reserve.
Se achar necessário, acrescente sal.
Creme:
Misture o leite, a farinha de trigo e a água até dissolver por completo. Leve ao fogo até engrossar. Retire e misture o creme de leite, a salsa, a cebolinha e o sal. Reserve.
Em um refratário, coloque uma camada de palmito e, em seguida, uma de creme. Por último, acrescente a batata palha e leve ao forno por 20 minutos.
Sirva em seguida.
Fonte: Cantinho Vegetariano
sábado, 21 de dezembro de 2013
segunda-feira, 16 de dezembro de 2013
Monday's pets on furniture 16/12
Lily... não ria, se puder.
Mais cães e gatos fazendo pose no Desire to Inspire .
Se você quiser ver seu peludo aqui, apresentado o post em alguma segunda-feira, mande uma foto dele para lastanne@pop.com.br junto com uma pequena descrição.
Mas lembre da regrinha: Nada de close, a ideia e mostrar um móvel onde o peludo casualmente se instalou na hora da foto.
Vale qualquer bichinho: cão, gato, coelho, papagaio, iguana, tartaruga...
Segunda sem carne 16/12
"Parar de comer carne pelo menos um dia por semana é uma mudança significativa que todos podem adotar."
(Paul McCartney)
Abobrinha Recheada
Ingredientes:
2 abobrinhas italianas médias
1 colher (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de água
1 colher (café) de orégano seco
1/2 colher (café) de sal
Recheio
1 colher (sopa) de azeite de oliva
1 colher (sopa) de cebola bem picada
2 xícaras (chá) de folhas de rúcula lavadas e picadas
1 xícara (chá) de ricota fresca
4 colheres (sopa) de tomates secos bem picadinhos
Preparo:
Corte as abobrinhas em fatias não muito finas. Misture o azeite, a água, o orégano e o sal e besunte as abobrinhas dos dois lados. Aqueça uma grelha antiaderente e grelhe as fatias sem deixar amolecer demais.
Passe para um prato e reserve.
Recheio
Aqueça o azeite e refogue a cebola.
Junte a rúcula, desligue e deixe a panela tampada por 5 minutos para murchar.
Misture bem a ricota, os tomates e coloque sobre as fatias de abobrinha.
Sirva frio ou quente.
Rende 4 porções.
Acompanhe com Arroz de Forno Cremoso com Espinafre, Tofu assado com cogumelos e espinafre, Cevadinha com Berinjela e Tomate e/ou Abóbora Cabotiá com Shiitake
Fonte: Cyber Cook
Assinar:
Postagens (Atom)















